• : (11) 5041-2088 | (11) 96593-9350
  • contato@abefaer.org.br

Sobre a ABEFAER Conheça a nossa história, nossa missão e nossos objetivos.

Fundada em 23 de março de 2006, a ABEFAER tem como principais objetivos apoiar o Aerodesporto e promover a excelência na Formação Aeronáutica Brasileira. Buscamos esses objetivos por meio da união de pilotos, proprietários, mantenedores, construtores de aeronaves desportivas experimentais, aerodesportistas e entusiastas da aviação.

Atuamos como interlocutores com as instituições públicas e privadas, em defesa dos Aeroclubes, das Escolas de Formação Aeronáutica e Aerodesportiva, dos Centros de Formação de Pilotos e Mecânicos, dos pilotos e proprietários de aeronaves leves esportivas, aerodesportivas e desportivas experimentais, bem como dos profissionais da Construção Amadora e da Indústria Aeronáutica Leve.

Além disso a ABEFAER promove eventos relacionados a aviação e busca prover o apoio à operação e à manutenção das aeronaves de nossos associados e do Aerodesporto em geral, objetivando fomentar a segurança operacional nas atividades de voo e de manutenção realizadas pelos seus operadores.

A Associação está sob a Presidência do Cmte. Decio Corrêa, que foi o fundador e primeiro presidente da ABEFAER e se destaca como experiente aviador e empresário do setor aeronáutico, tendo sido responsável pela organização das feiras Aero Sport, Expo Aero Brasil, Fórum Brasileiro do Transporte Aéreo, entre outros importantes eventos da Aviação Nacional. Além disso, contamos com o apoio de uma Diretoria Executiva formada por reconhecidos profissionais da aviação brasileira leve e aerodesportiva, que completam o nosso time de Administradores da Associação.

A ABEFAER conta, atualmente, com mais de 500 associados ativos e já iniciou o processo de credenciamento junto a ANAC para exercer as atribuições de uma associação aerodesportiva, conforme previsto no RBAC nº 183, entre as quais se destacam a instrução prática de voo, a realização dos exames de saúde periciais para obtenção de um CMA de 4a Classe, a aplicação dos exames teóricos e de proficiência em pilotos, para a concessão do certificado de piloto aerodesportivo (CPA), e o cadastro, junto à ANAC, dos aerodesportistas e das aeronaves regidas pelo RBAC nº 103.

002

Resumo da nossa História

humble-image
2006

O começo promissor

No dia 23 de março de 2006, a ABEFAER é fundada por um grupo de reconhecidos profissionais da aviação e aerodesportistas.

humble-image
2006

A primeira vitória

A primeira grande vitória da ABEFAER foi propor a criação do Conselho Consultivo da ANAC e assumir a primeira cadeira oficial da Formação Aeronáutica naquele Conselho.

humble-image
2010

Voz ativa

Apesar de todas as dificuldades encontradas no relacionamento com a nova Diretoria da ANAC, a ABEFAER mantém sua postura em defesa das propostas para o segmento.

humble-image
2020

Novos Ares

Assume uma nova Diretoria sob a presidência do Cmte. Decio Corrêa, comprometida com o novo Plano de Metas da Diretoria Geral e com um Plano de Metas para cada diretoria.

humble-image
2021

Crescimento a vista

Em dezembro de 2021 a ABEFAER atingiu a marca de 500 associados. Isso nos qualifica para o credenciamento junto a ANAC visando exercer as atribuições de uma associação aerodesportiva, conforme o RBAC183.